IVAS - Instituto das Vias Aéreas
Inspirando novos ares!
  • EXAMES

    Exames IVAS

     

    EXAMES AUDIOLÓGICOS: 

     

    - AUDIOMETRIA

    A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado pelo profissional especializado: fonoaudiólogo.

     

    - IMITANCIOMETRIA

    A imitanciometria, ou impedanciometria, é uma parte da bateria de exames clínicos para diagnóstico da perda auditiva. O equipamento utilizado no exame é o imitanciômetro. É colocado uma sonda dentro da orelha do paciente e, a partir disso, são avaliadas as condições de funcionamento e integridade da orelha média.

     

    - EMISSÕES OTOACÚSTICAS (Teste da orelinha)

    O exame é realizado de maneira objetiva e não invasiva, em que - de modo similar à da Imitância Acústica - se coloca uma sonda no conduto auditivo externo. Um estímulo sonoro será enviado por essa sonda à cóclea, que reagirá sob a forma de resposta sonora emitida como um eco. É a essa resposta que se dá o nome de emissão otoacústica.

     

    - BERA

    O exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a ausência ou presença de perda auditiva, que pode ser devido à lesão ná cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico, o que pode comprometer o desenvolvimento da fala, por exemplo.

     

    - VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA (Teste de Labirintite)

    A Vectoeletronistagmografia (VENG) é um exame que tem como finalidade avaliar o sistema vestibular que, por sua vez, trata-se de um sistema sensorial que consiste em um conjunto de órgãos do ouvido interno. Esse sistema também é conhecido como labirinto e é responsável pelo equilíbrio corporal.

     

    - AUDIOMETRIA COMPORTAMENTAL

    A audiometria comportamental, bem como o nome já apresenta, é avaliado o comportamento da criança diante da incitação auditiva. Este tipo de estímulo é aplicado em crianças com até dois anos de idade que tenham outros comprometimentos auditivos. Com este exame é feito em cerca de 40 a 60 minutos, e é possível rastrear se a criança possui uma surdez acentuada severa e extensa.

     

    - PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

    Processamento Auditivo Central é a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos, ou seja, “é aquilo que o cérebro faz com aquilo que o ouvido ouviu”. Ele representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento (localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons seqüenciais etc.).