IVAS - Instituto das Vias Aéreas
Inspirando novos ares!
  • DICAS DE PREVENÇÃO

    DICAS DE ESPIROMETRIA
    DICAS DE ESPIROMETRIA

    O que é espirometria?

     

    É um exame que não causa dor nem é invasivo, importante para medir a velocidade e o volume de ar dos pulmões. É sempre solicitado pelo médico para avaliar as condições do pulmão de acordo com a idade, a altura, o sexo e outros indicadores.

     

    A espirometria diagnostica doenças pulmonares e também serve para avaliar a capacidade pulmonar em procedimentos pré-operatórios. Além disso, pessoas sadias, como atletas, fazem espirometria para avaliar sua capacidade respiratória. De modo geral, a espirometria indica se a quantidade de ar que o indivíduo inspira é suficiente para suas necessidades corporais.

     

    Pacientes que têm doenças pulmonares devem realizar a espirometria com frequência, para avaliar o efeito dos tratamentos médicos. Estas são algumas das doenças que devem ser acompanhadas por espirometria:

     

    - Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
    - Asma;
    - Enfisema pulmonar
    - Bronquite;
    - Fibrose pulmonar.

     

    Orientações para o dia do exame

     

    Algumas orientações são essenciais ao bom andamento do exame e ao seu melhor conforto na clínica. Siga-as com empenho e você estará colaborando para que consigamos obter um exame de boa qualidade. São elas:

     


    Publicado em: 08/08/2018