IVAS - Instituto das Vias Aéreas
Inspirando novos ares!
  • DICAS DE PREVENÇÃO

    Causas e Tratamentos  para Rinite Alérgica
    Causas e Tratamentos para Rinite Alérgica

    A rinite é a inflamação da mucosa nasal que gera sintomas como o escorrimento nasal frequente e pode haver espirros e tosse. Normalmente acontece como resultado de alergia à poeira, ácaro ou pêlo, mas pode acontecer como consequência do uso de descongestionantes nasais.

     

    As causas da Rinite Alérgica podem variar de acordo com o local onde a pessoa vive. Normalmente, determinados alérgenos são responsáveis por aumentar a irritação da mucosa nasal, dentre os quais pode-se destacar:

     

     

    Além disso, determinados alimentos podem causar ou piorar as alergias de uma forma geral, os mais comuns são ovo, chocolates, peixes, trigo, glúten, corantes artificiais, leite de vaca, amendoim, dentre outros.

     

     Tratamentos para Rinite Alérgica

     

    O tratamento para rinite alérgica deve englobar aspectos relacionados à limpeza do local onde a pessoa vive ou passa a maior parte do seu tempo, mas também pode ser indicado o uso de remédios e toma de vacinas antialérgicas, que podem até mesmo curar algumas alergias.

     

    Inicialmente deve-se sempre prevenir a ocorrência das crises evitando o contato com os agentes que causam os sintomas alérgicos. Se a pessoa ainda não sabe quais são os alérgenos, a partir dos 10 anos já pode realizar testes de alergia na pele para identificá-los.

     

    É muito comum as pessoas se acostumarem com os sintomas e só procurarem um médico quando ocorrem problemas mais graves. No entanto, é importante incentivar o tratamento o quanto antes, pois estudos recentes já comprovaram que portadores de Rinite Alérgica, mesmo moderadas, podem prejudicar a atenção e a psicomotricidade.

     

    Remédios para Rinite

     

    Os remédios para rinite devem ser prescritos pelo médico, sempre que a prevenção e o afastamento dos alérgenos não são eficazes. O tratamento vai depender do tipo e da gravidade dos sintomas, da idade e da existência de doenças associadas. Normalmente são utilizados os seguintes medicamentos:

     

     

    O tratamento normalmente é feito por toda vida.

     

     Remédios para Rinite

     

    O tratamento natural para rinite pode ser feito através de cuidados com a higiene das narinas várias vezes ao dia, com solução salina ou soro fisiológico, a fim de remover o muco do nariz. Pode-se também tomar suco de abacaxi com maçã e mel duas vezes ao dia, fazer banho de vapor com chá de eucalipto e sal toda noite antes de dormir e fazer inalações com própolis em spray.


    Publicado em: 21/08/2018